UOL Notícias Notícias
 

02/10/2007 - 05h53

Detido 2º suspeito da tentativa de atentado contra missão dos EUA na Áustria

Viena, 2 out (EFE).- A Polícia austríaca deteve esta madrugada um segundo suspeito pela tentativa de atentado ontem contra a embaixada dos Estados Unidos em Viena, informou hoje a agência de notícias "APA".

Após as declarações do primeiro detido, um homem de origem bósnia e 42 anos de idade, as forças de segurança detiveram outra pessoa na cidade de Tulln, cerca de 50 quilômetros ao oeste de Viena.

Segundo disse Doris Edelbacher, porta-voz do escritório federal austríaco da luta antiterrorista, tudo indica que o primeiro detido quer "jogar a culpa" no segundo, já que assegura que este o incitou a cometer o ataque.

O detido de ontem tentou entrar na embaixada com uma mochila na qual levava explosivos, duas granadas de mão e um quilo de estilhaços, o que teria causado graves danos em caso de detonação.

No entanto, ao soar o alarme do detector de metais e explosivos na entrada da embaixada, o suspeito saiu correndo e deixou cair sua bolsa em uma rua próxima, pouco antes de ser detido pela Polícia.

O homem, que segundo Edelbacher, quase não disse coisas coerentes nos interrogatórios e levava consigo um livro de conteúdo relacionado ao Islã e uma fita com canções em árabe.

No entanto, a porta-voz assegurou que por enquanto as autoridades descartam um cenário islamita do incidente.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host