UOL Notícias Notícias
 

05/10/2007 - 21h18

Brasil recebe segundo grupo de refugiados palestinos deslocados do Iraque

São Paulo, 5 out (EFE).- O Brasil recebeu hoje o segundo grupo de palestinos deslocados pela Guerra do Iraque, integrado por 36 pessoas, informou o Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

A representação no Brasil do organismo multilateral indicou em comunicado que o grupo chegou nesta sexta-feira a São Paulo e as famílias serão alojadas junto aos 35 palestinos que desembarcaram há duas semanas e já estão em assentamentos em São Paulo e Rio Grande do Sul.

Os palestinos refugiados no Brasil entrarão no Programa de Reassentamento Solidário.

O segundo grupo a chegar ao país deixou na quinta-feira o campo de refugiados de Ruweished, na Jordânia e a 70 quilômetros da fronteira com o Iraque, onde viviam desde 2003, quando foram deslocados pela guerra.

Um terceiro grupo também com cerca de 35 refugiados chegará no fim deste ano ao Brasil para completar o programa da Comissão Nacional do Refugiado (Conare), presidida pelo Ministério da Justiça e que conta com organismos federais, ONGs e entidades internacionais, como a Acnur.

O Brasil acolheu os refugiados depois de conhecer as precárias condições nas quais eles viviam na Jordânia, em campos infestados por escorpiões e alguns com seqüelas psicológicas de prisões arbitrárias ou perda de familiares pela Guerra do Iraque.

No Brasil, os refugiados receberão assistência médica, psicológica e apoio para sua adaptação social e cultural.

Segundo a Conare, o Brasil assiste cerca de 3.400 refugiados reconhecidos de 69 nacionalidades diferentes, entre os quais se destacam os 78% do continente africano, especialmente vindos de Angola (1.684 pessoas).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,22
    3,148
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    0,64
    65.099,56
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host