UOL Notícias Notícias
 

22/10/2007 - 09h37

Governos indonésio e da ANP assinam vários acordos de cooperação

Jacarta, 22 out (EFE).- Os Governos indonésio e da Autoridade Nacional Palestina (ANP) assinaram hoje vários acordos de colaboração por ocasião da visita a Jacarta do presidente Mahmoud Abbas, a primeira de um dirigente palestino à Indonésia.

Abbas foi recebido esta manhã no palácio presidencial pelo chefe de Estado indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono. Após a reunião, eles presidiram a assinatura de uma declaração conjunta e de vários acordos de cooperação, informou a agência de notícias "Antara".

Os ministérios de Assuntos Exteriores indonésio e da ANP assinaram um acordo pelo qual se comprometem a colaborar no âmbito de consultas administrativas, cooperação técnica em recursos humanos e contatos diplomáticos.

Outro acordo estabelece a cooperação entre as agências de notícias estatais dos dois países, a "Antara" e a "Wafa".

O presidente da ANP e seu ministro de Exteriores e Informação, Riad al-Maliki, visitaram o Cemitério de Heróis de Kalibata, e esta tarde se reunirão com membros do Parlamento da Indonésia.

Abbas assegurou, após falar com Yudhoyono, que confia em que se alcance uma solução para o conflito no Oriente Médio até o fim de 2008 e defendeu uma reconciliação com o Hamas.

"Antes do fim de 2008 teremos encontrado a solução real que estamos esperando", afirmou.

"Não podemos avançar se não trabalharmos juntos", disse Abbas, ao ser perguntado sobre uma futura reconciliação com o Hamas, e insistiu em que este grupo é parte do povo palestino.

A visita de Abbas tem como objeto obter o apoio da Indonésia, a nação muçulmana mais povoada do mundo e com uma cadeira não-permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas, na reunião promovida pelos Estados Unidos entre Israel e a ANP para solucionar o conflito do Oriente Médio.

Na terça-feira, Abbas encerrará sua visita à Indonésia e viajará a Brunei.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host