UOL Notícias Notícias
 

24/10/2007 - 18h32

Governo sudanês reafirma disposição em participar de negociações de paz

Cartum, 24 out (EFE).- O Governo do Sudão reafirmou hoje a disposição em participar das negociações de paz para pôr fim ao conflito na região de Darfur (sul).

As conversas estão previstas para ocorrer no próximo sábado, na cidade litorânea de Sirte (Líbia).

O anúncio foi feito em Cartum pelo conselheiro da Presidência sudanesa, Mustafa Ozman Ismail. Ele disse que o assessor presidencial Nafea Ali Nafea presidirá a delegação oficial nas conversas com as facções rebeldes.

Ozman Ismail explicou que a delegação viajará à Líbia na próxima sexta-feira para participar no mesmo dia da reunião dos ministros do Exterior dos países vizinhos ao Sudão para "'pôr os pingos nos is' antes de entrar nas negociações".

Cartum irá participar das conversações de paz, mas seis facções armadas de Darfur anunciaram recentemente que boicotarão o encontro em Sirte.

Ahmed Abdel Shafi, um dos dirigentes do Movimento de Libertação do Sudão (MLS), disse que o boicote acontece pelo fato de os mediadores da ONU e da União Africana não terem respondido ao seu pedido de adiar as negociações.

O líder rebelde afirmou que precisavam de mais tempo para haver um acordo sobre uma posição comum e a formação da delegação que os representaria nas negociações.

Além disso, Shafi questionou a escolha da Líbia para sediar as conversas de paz, argumentando que o regime líbio "está envolvido de maneira direta no conflito de Darfur".

O Movimento para a Justiça e a Igualdade (MJI), outro dos principais grupos rebeldes de Darfur, também se recusou participar das conversas de paz.

"O MJI não está disposto a tomar parte na farsa que transformará Sirte em um mercado de escravos, no qual se brinca com a sorte dos povos", disse hoje Ahmad Hussein Adam, porta-voz do MJI.

Os grupos insurgentes fizeram o anúncio em Juba, principal cidade do sul do país, região controlada pelo Movimento Popular de Libertação do Sudão (MPLS).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h10

    -0,34
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h18

    1,75
    62.755,85
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host