UOL Notícias Notícias
 

30/10/2007 - 05h40

Irã e AIEA discutem enriquecimento de urânio nas reuniões de hoje

Teerã, 30 out (EFE).- Analistas iranianos e da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) realizam hoje em Teerã duas reuniões sobre as centrífugas iranianas para o enriquecimento de urânio, informaram fontes oficiais.

A delegação da AIEA, chefiada pelo subdiretor da organização, Holli Heinonen, manteve ontem uma primeira reunião com o assessor do secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional iraniano, Yavad Vaidi. Também participaram o assessor para Assuntos Internacionais da Agência de Energia Atômica do Irã, Mohamad Sayedi, e o representante iraniano na AIEA, Ali Asghar Sultaniyeh.

Não houve declarações sobre o resultado das conversas. Mas os iranianos afirmaram que responderão a "todas as perguntas" dos analistas internacionais sobre as centrífugas P1 e P2.

O objetivo do Irã é conseguir que sua situação nuclear seja tratada apenas pela AIEA, e não pelo Conselho de Segurança da ONU, para evitar o endurecimento das sanções internacionais.

A atual rodada de conversas é a última antes de o diretor da AIEA, Mohamad ElBaradei, apresentar o seu próximo relatório sobre o programa atômico iraniano ao Conselho de Governadores da agência, dia 22 de novembro.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,45
    3,141
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,39
    64.684,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host