UOL Notícias Notícias
 

04/11/2007 - 09h47

Frota russa visita o Irã pela primeira vez em mais de 30 anos

Moscou, 4 nov (EFE).- A Marinha russa anunciou hoje que vários navios da frota do Cáspio visitaram o Irã pela primeira vez em mais de 30 anos, no momento em que esse país está no "olho do furacão" devido a suas ambições nucleares.

"A visita de nossos navios contribuirá em grande medida para o reforço das medidas de confiança no mar Cáspio", disse o porta-voz da Marinha russa, Igor Digalo, citado pela agência "Interfax".

Sob o comando do contra-almirante da frota do Cáspio, Victor Kravchuk, a fragata Tartária, o rebocador MB-58 e o navio Anatoli Guzhvin atracaram em portos iranianos.

Representantes da Marinha iraniana subiram a bordo dos navios russos, acrescentou Digalo.

A Rússia e o Irã reforçaram nos últimos anos sua cooperação militar, como ficou evidente na assinatura em 2005 de um contrato de venda de cerca de 30 sistemas de mísseis antiaéreos Tor, duramente criticada por Israel e Estados Unidos.

No último mês, o presidente russo, Vladimir Putin, e seu ministro de Exteriores, Serguei Lavrov, visitaram Teerã, onde se mostraram contrários à imposição de sanções unilaterais contra o regime iraniano por causa de seu programa nuclear.

Além disso, a Chancelaria russa rejeitou esta semana a criação de uma "santa aliança" contra o Irã.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h29

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host