UOL Notícias Notícias
 

11/11/2007 - 09h19

Irã: Próximas negociações com os EUA sobre o Iraque serão entre embaixadores

Teerã, 11 nov (EFE).- O Governo iraniano anunciou hoje que está disposto a participar de uma nova rodada de negociações com os Estados Unidos sobre o restabelecimento da segurança no Iraque, e afirmou que esta acontecerá em nível de embaixadores.

"As autoridades iraquianas insistem em retomar as conversas (...), apoiamos este assunto", disse o porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores do Irã, Mohamad Ali Hosseini, sem precisar datas, segundo a imprensa local.

O Irã e os EUA realizaram desde maio três rodadas de conversas sobre a segurança no Iraque, que foram o primeiro contato direto entre os dois países em mais de 27 anos.

Para o restabelecimento da segurança no Iraque, o Irã exige um apoio inequívoco ao Governo do primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, controlado pelos xiitas, e que os EUA anunciem um calendário para a retirada de suas tropas de território iraquiano.

O regime xiita de Teerã, que tem especial influência sobre a majoritária comunidade xiita iraquiana, também pediu repetidamente a transferência pelas tropas multinacionais de todas as responsabilidades da segurança à Polícia e ao Exército do Iraque.

Hosseini disse também que a recente libertação pelas tropas dos EUA no Iraque de nove cidadãos iranianos, incluindo dois diplomatas detidos desde janeiro passado, "não tem nada a ver com as negociações" entre Washington e Teerã sobre o Iraque.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host