UOL Notícias Notícias
 

14/11/2007 - 11h06

Ministro britânico não tem certeza sobre ampliação de prisão sem acusações

Londres, 14 nov (EFE).- O ministro de Segurança britânico, almirante Alan West, admitiu hoje que não está totalmente convencido sobre a necessidade de ampliar o período de prisão preventiva de suspeitos de terrorismo, que atualmente é de 28 dias.

Em declarações ao programa "Today" da "Radio 4" da rede "BBC", West disse que precisa de provas muito concretas sobre a necessidade de estender o período antes de poder apoiá-lo.

O primeiro-ministro, o trabalhista Gordon Brown, procura o consenso com todos os partidos para ampliar o limite de 28 dias, como antecipou na semana passada em seu programa de Governo lido pela rainha Elizabeth II na abertura formal do Parlamento.

No entanto, West reiterou que quer uma "evidência absoluta" sobre a necessidade de estender a detenção sem acusações.

"Quero estar totalmente convencido porque não vou apoiar algo que certamente afeta a liberdade do indivíduo a menos que haja uma necessidade real para isso", disse o ministro.

"Ainda preciso estar totalmente convencido de que realmente é necessário mais de 28 dias e também preciso estar convencido de qual é a melhor maneira de fazê-lo", acrescentou.

O período de detenção sem acusações foi muito criticado no Reino Unido. O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair tentou elevá-lo para 90 dias e não conseguiu. Entidades defensoras dos direitos civis, partidos da oposição e até alguns deputados trabalhistas são contrários à medida.

West se referiu hoje a estas medidas antes da divulgação hoje das conclusões sobre a melhor forma de reforçar a segurança de cinemas, restaurantes, centros recreativos, rede de transporte e centrais elétricas de um possível ataque terrorista.

O ministro da Segurança elaborou as medidas por causa das tentativas de atentados em junho contra o centro de Londres e o aeroporto escocês de Glasgow.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host