UOL Notícias Notícias
 

02/12/2007 - 04h11

Eleições à Duma têm alta participação no extremo leste da Rússia

Moscou, 2 dez (EFE).- A autoridades russas informaram hoje que é registrada uma alta participação dos eleitores nas regiões do extremo leste da Rússia, onde o pleito à Duma do Estado ou Câmara dos Deputados começou às 18h (de Brasília) de sábado.

Faltando três horas para o fechamento dos colégios eleitorais em Tchukotka, às margens do oceano Pacífico, a participação era de 58,84% do eleitorado, segundo um porta-voz da Comissão local citado pela agência "Interfax".

Em Kamchatka, faltando seis horas para o fechamento dos colégios, a participação eleitoral era de 31,14%.

Na região de Irkutsk, na Sibéria Oriental, às 10h (horário local), duas horas depois da abertura dos colégios, a participação era de 4,64%, o dobro da registrada a essa mesma hora nas eleições à Duma de 2003.

Enquanto no extremo leste da Rússia a jornada eleitoral se aproxima de seu fim, em Moscou e em grande parte do território russo na Europa a votação apenas começou.

Os colégios eleitorais de todas as regiões do país permanecerão abertos até as 20h, e logo após este horário começará a apuração.

A última região a fechar as portas dos colégios eleitorais será Kaliningrado, enclave russo no Mar Báltico, onde a votação terminará às 15h (de Brasília).

No total, 108 milhões de russos estão convocados às urnas para escolher os 450 deputados da Duma.

Pela primeira vez todas as cadeiras serão preenchidas por listas de partidos, que para aceder à Duma devem obter pelo menos 7% dos votos emitidos.

O grande favorito é o partido governista Rússia Unida, cuja lista de candidatos é liderada pelo presidente russo, Vladimir Putin, que apresentou estas eleições como um voto de confiança em sua gestão.

Segundo as pesquisas, além dos governistas apenas o Partido Comunista assegurou sua representação na nova Duma.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h50

    0,26
    3,190
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h57

    0,80
    65.194,14
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host