UOL Notícias Notícias
 

03/12/2007 - 09h05

Peregrinos muçulmanos saem da Faixa de Gaza pela primeira vez desde junho

Gaza, 3 dez (EFE).- Cerca de 700 palestinos atravessaram hoje a passagem fronteiriça de Rafah, no sul da Faixa de Gaza e atravessaram para o território egípcio, a fim de participar do "Hajj" - peregrinação a Meca -, segundo testemunhas.

Segundo as fontes, o grupo de peregrinos, na maioria ativistas do movimento islâmico Hamas, se reuniu desde a manhã em torno da passagem fronteiriça vestidos com as características túnicas brancas e começaram a cantar hinos islâmicos em direção ao território egípcio.

As testemunhas disseram que o pessoal de segurança do Hamas, que controla a Faixa de Gaza e essa passagem desde junho, depois que o movimento islâmico tomou pelas armas este território palestino, não fez nada para impedir o avanço do grupo.

Outras fontes indicam um possível acordo entre as autoridades egípcias e o Hamas para facilitar a peregrinação através da passagem fronteiriça, que até a tomada da Faixa de Gaza era a única fronteira controlada pela Autoridade Nacional Palestina (ANP).

Após atravessar a fronteira, o pessoal de segurança egípcio tentou impedir a entrada em seu território do grupo de peregrinos de forma pacífica, mas por fim os efetivos se limitaram a elaborar uma lista com os nomes dos viajantes para garantir que viajavam à Arábia Saudita.

Israel e Egito mantêm desde junho fechadas as principais passagens fronteiriças da Faixa de Gaza, após a tomada do território pelo Hamas.

No entanto, em julho passado, cerca de 450 palestinos filiados majoritariamente ao movimento nacionalista Fatah atravessaram a passagem de Rafah e chegaram ao Egito, mas então não havia as condições operativas no terminal fronteiriço.

Os 700 peregrinos palestinos obtiveram vistos da Arábia Saudita através do regime do Hamas, que governa de fato na Faixa de Gaza.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h00

    -0,34
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h00

    0,01
    61.682,68
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host