UOL Notícias Notícias
 

07/12/2007 - 13h04

Oposição paquistanesa não chega a consenso sobre eleições legislativas

Lahore (Paquistão), 7 dez (EFE).- O ex-primeiro-ministro paquistanês Nawaz Sharif disse hoje que a aliança política formada com o partido da líder opositora Benazir Bhutto não conseguiu definir uma "carta conjunta de reivindicações" sobre as eleições legislativas de janeiro, para apresentar ao Governo do Paquistão.

Em entrevista coletiva após se reunir com os embaixadores de Espanha, França e Suécia, Sharif disse que seu partido quer que o regime readmita nos cargos, antes das eleições, os juízes do Supremo destituídos após a declaração do Estado de exceção pelo presidente do Paquistão, Pervez Musharraf.

Sharif disse que Bhutto, presidente do Partido Popular do Paquistão (PPP), aceita que a restituição dos magistrados ocorra após o pleito de janeiro.

"Queremos a reabilitação dos juízes antes das eleições, mas o PPP tem uma opinião contrária", disse o líder da Liga Muçulmana do Paquistão-Nawaz (PML-N), como mostrou o canal de televisão "Geo TV".

De acordo com Sharif, a divergência de opinião com relação a quando os juízes devem ser readmitidos foi o que impediu o consenso.

O acordo estava previsto para ser realizado entre as duas principais plataformas democráticas opositoras: a Aliança para a Restauração da Democracia (ARD), na qual se enquadra o partido de Bhutto, e o Movimento de Todos os Partidos Democráticos (APDM), ao qual a formação de Sharif pertence.

As duas partes, disseram que haviam chegado a um consenso em 13 dos 15 pontos citados no documento.

Entre as reivindicações incluídas no texto, estavam o fim do Estado de exceção - declarado em 3 de novembro -, a restauração da Constituição, a independência da Comissão Eleitoral e a manutenção de 8 de janeiro como data eleitoral.

Musharraf alegou a deterioração da lei e da ordem e a ingerência do Poder Judiciário no Governo para decretar o Estado de exceção, ao qual prometeu colocar fim em 16 de dezembro.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host