UOL Notícias Notícias
 

09/12/2007 - 11h44

Comissão Eleitoral da Índia repreende Sonia Ghandi por acusações a opositor

Nova Délhi, 9 dez (EFE).- A Comissão Eleitoral da Índia repreendeu hoje a presidente do Partido do Congresso (governista), Sonia Gandhi, por ter feito duras críticas ao líder hinduísta e membro da oposição Narendra Modi, que,supostamente, teria justificado a execução extrajudicial de um muçulmano.

O principal partido da oposição, o conservador Bharatiya Janata (BJP), acusou Sonia de exagerar nas críticas a Modi, a quem, sem citar nomes, a presidente do Partido do Congresso se refiriu como um "mercador da morte".

A Comissão Eleitoral interveio hoje na questão e quer uma explicação de Sonia antes de terça-feira, segundo a agência de notícias "Ians".

Modi, chefe de Governo em Gujarat, afirmou num outro comício que um muçulmano morto a tiros em 2005 por policiais antiterroristas hindus era "um homem que armazenava armas e munição".

Os seguranças suspeitavam que o homem iria cometer um atentado contra o político do BJP.

Ontem, Modi enviou uma resposta escrita à Comissão Eleitoral - que pedira explicações sobre suas declarações -, afirmando não ter dito que esse muçulmano teve o que merecia.

Modi disse que comentara o caso em resposta a Sonia Gandhi, que o classificara de "mercador da morte".

A disputa entre os dois abriu um novo debate sobre a violência inter-religiosa na região de Gujarat, que está em plena campanha eleitoral.

Modi, um hinduísta conhecido pelas reformas econômicas que realizou em seu estado, foi acusado de promover o massacre de quase dois mil muçulmanos na região sob controle de extremistas hindus em 2002.

Ontem, a organização Human Rights Watch pediu ao Governo indiano que abra uma investigação sobre as supostas execuções extrajudiciais na administração de Modi.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host