UOL Notícias Notícias
 

17/12/2007 - 08h40

Ban Ki-moon pede atuação rápida em processo de paz israelense-palestino

Paris, 17 dez (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu uma "rápida" atuação para avançar no processo de paz entre israelenses e palestinos, ao discursar hoje na conferência internacional de doadores à Autoridade Nacional Palestina, em Paris.

"Temos que atuar rápido, já que o processo só poderá ter êxito se for conseguido superar o fosso que existe entre nossos esforços diplomáticos e a situação no terreno", disse Ban Ki-moon.

O secretário-geral da ONU ressaltou que, durante os últimos sete anos, o conflito deixou "estragos consideráveis", e fez referência ao relatório sobre a situação no terreno elaborado pelo Banco Mundial para esta conferência, que reúne delegações de cerca de 70 países e 20 organizações internacionais.

"A pobreza e o desemprego aumentaram de maneira preocupante na Faixa de Gaza e em várias regiões da Cisjordânia", acrescentou Ban, que se declarou, no entanto, "otimista" sobre o sucesso desta conferência de doadores, que é o prolongamento da reunião em Annapolis, nos Estados Unidos.

A conferência em Annapolis relançou as negociações entre israelenses e palestinos, com vistas a um acordo de paz até o final de 2008.

Ban Ki-moon pediu durante sua alocução que os países doadores "se mostrem generosos e ofereçam um apoio financeiro sustentado para os próximos 36 meses" para garantir a viabilidade do programa do primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Salam Fayyad.

O Governo palestino elaborou um programa de reformas da ANP para o período 2008-2010, aprovado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pelo Banco Mundial (BM), cujo orçamento estimado é de cerca de US$ 5,6 bilhões.

Ao começar seu discurso, Ban condenou os recentes atentados da Argélia, que causaram a morte de 17 funcionários da ONU, e sustentou que o terrorismo "não pode nunca ter justificativa".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host