UOL Notícias Notícias
 

17/12/2007 - 16h35

Ortega está mais próximo das Farc que da democracia colombiana, diz ministro

Bogotá, 17 dez (EFE).- O ministro da Defesa da Colômbia, Juan Manuel Santos, afirmou hoje que o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, está mais perto da guerrilha das Farc que da democracia colombiana, já que qualifica de "irmão" o líder do grupo rebelde, conhecido como "Manuel Marulanda".

Santos reagiu em entrevista à emissora "La FM", de Bogotá, a novas críticas do líder centro-americano ao Governo colombiano em relação aos seqüestrados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), embora não tenha dito se acredita que Ortega "esteja demente" como diz a oposição da Nicarágua.

"Imagino que (Ortega) deva estar muito coordenado com as Farc, pelo menos seu coração deve estar lá e não aqui. Não há dúvidas e não é de agora, mas de há muito tempo, que Ortega está muito mais próximo das Farc que da democracia colombiana", disse o ministro.

O presidente da Nicarágua acusou o Governo de seu colega colombiano, Álvaro Uribe, de condenar à morte os seqüestrados pelas Farc, entre eles a ex-candidata presidencial colombiana Ingrid Betancourt, que também tem nacionalidade francesa.

Na sexta-feira passada, a Chancelaria colombiana emitiu uma nota de protesto por declarações anteriores do presidente Ortega, que chamou de "irmãos" os guerrilheiros das Farc, entre eles seu fundador e chefe Pedro Antonio Marín, conhecido como "Manuel Marulanda".

Contudo, Ortega insistiu em suas críticas durante o fim de semana, enquanto o opositor Movimento Renovador Sandinista (MRS, centro-esquerda) disse que estuda a possibilidade de declará-lo incapaz por "demência".

Santos afirmou que o líder nicaragüense está fazendo confusão quando afirma que o Governo colombiano esta exigindo das Farc a desmobilização antes de poder falar de um acordo para a libertação dos reféns.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host