UOL Notícias Notícias
 

20/12/2007 - 01h05

Conselho de Segurança pede diálogo e reconciliação na Somália

Nações Unidas, 19 dez (EFE).- O Conselho de Segurança da ONU fez nesta quarta-feira um apelo às partes envolvidas no conflito da Somália, pedindo que usem meios pacíficos para consolidar a paz e iniciar um diálogo que leve à reconciliação nacional.

O ministro de Relações Exteriores da Itália, Massimo D'alema, que este mês ocupa a Presidência do Conselho, leu uma declaração recomendando às partes que rejeitem a violência e "iniciem um diálogo substancial para conseguir uma reconciliação nacional completa e sem exclusões".

Os 15 membros do Conselho consideram que a recente nomeação de Nouri Hassan Hussein como primeiro-ministro "oferece uma renovada oportunidade de avançar no diálogo e na reconciliação política", assim como para enfrentar a crise humanitária no país.

Os membros do Conselho ouviram na segunda-feira o enviado especial da ONU para a Somália, Ahmedou Ould Abdallah. Ele afirmou que só um compromisso internacional pode pôr fim ao "interminável sofrimento do povo somali".

"Com o atual patrão de violência interna e desatenção externa, as conseqüências serão catastróficas para a paz na região, para a imagem e a reputação da ONU e, sobretudo, para os sofridos civis somalis", disse.

Cerca de 3 milhões de somalis fugiram de seu país e mais 1 milhão são deslocados internos. Nos 17 anos de conflito interno, clãs, grupos armados e forças estrangeiras têm disputado o controle do país.

Abdallah defendeu uma ofensiva política para criar um verdadeiro Governo de união nacional em Mogadíscio, incluindo o atual Executivo de transição e a oposição.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse no seu último relatório sobre a Somália, em novembro, que a possibilidade de postar uma força de paz em Mogadíscio não era "realista".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,38
    3,156
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    0,41
    65.277,38
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host