UOL Notícias Notícias
 

20/12/2007 - 18h25

Parlamento da Letônia aprova composição do novo Governo

Moscou, 20 dez (EFE).- O Parlamento da Letônia aprovou hoje a composição do novo Governo de coalizão liderado pelo primeiro-ministro Ivars Godmanis, substituto de Aigars Kalvitis, que renunciou em 5 de dezembro.

O Executivo de Godmanis, de 56 anos, obteve o respaldo de 54 deputados da Saeima (Parlamento), enquanto 43 votaram contra.

O presidente letão, Valdis Zatlers, tinha encomendado há uma semana a Godmanis a formação do Governo.

O novo primeiro-ministro é co-presidente do Primeiro Partido Letão/Caminho Letão, que faz parte da coalizão de Governo junto ao Partido Popular, à União de Verdes e Camponeses e à Associação Pátria e Liberdade.

A composição do novo Governo será muito similar ao anterior, já que apenas quatro ministros são novos: sete corresponderão ao Partido Popular, cinco aos Verdes, três à Associação Pátria e Liberdade e outros três à legenda do primeiro-ministro.

Os populares conservaram as principais pastas: Exteriores (Maris Riekstins), Finanças (Atis Slakteris) e Defesa (Vinets Veldre).

Godmanis foi chefe do Governo letão entre 1990 e 1993, quando Letônia, Lituânia e Estônia recuperaram sua independência da União Soviética após 50 anos de ocupação.

A Letônia se encontra imersa há vários meses em uma contínua crise política que levou à renúncia do presidente do Parlamento e de quatro ministros.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host