UOL Notícias Notícias
 

25/12/2007 - 05h42

Apuração confirma vitória dos aliados de Shinawatra nas eleições da Tailândia

Bangcoc, 25 dez (EFE).- O partido dos aliados do ex-premier tailandês Thaksin Shinawatra venceu as eleições gerais do país, realizadas domingo, e obteve 223 das 480 cadeiras do Parlamento, segundo os resultados finais divulgados hoje pela Comissão Eleitoral.

O Partido Democrata (PD), que liderou a oposição durante os cinco anos de mandato de Shinawatra, ficou na segunda posição, com 165 deputados. O terceiro foi a formação Nação Tailandesa (Chart Thai), com 37.

Com isso, o Partido do Poder Popular (PPP) - criado pelos seguidores de Shinawatra após a ilegalização da antiga formação Thai Rak Thai - fica a 18 deputados da maioria absoluta e terá de negociar com três partidos de âmbito regional para formar um Governo de coalizão.

Segundo o "número dois" do PPP, Sompong Amornvivat, outra hipótese seria a entrada do Chart Thai no Executivo.

Já Shinawatra, destituído do poder em setembro do ano passado por um golpe militar e atualmente exilado na Inglaterra, anunciou hoje que pensa em voltar ao país em fevereiro.

O veterano político de extrema direita Samak Sundaravej, líder do PPP, disse algumas vezes durante a campanha que gostaria de ter o ex-premier como assessor econômico do próximo Governo.

Cerca de 45 milhões de tailandeses de um total de 64 milhões de habitantes foram às urnas no último domingo para escolher entre cerca de 5.000 candidatos de 39 partidos políticos, em sua maioria novos. O índice de participação foi de 70,2%.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host