UOL Notícias Notícias
 

02/01/2008 - 17h49

Saad Hariri responsabiliza Síria por estagnação no Líbano

Beirute, 2 jan (EFE).- O líder da maioria parlamentar libanesa, Saad Hariri, acusou hoje a Síria de bloquear os esforços árabes para pôr fim à crise política no Líbano, horas depois de Damasco anunciar que deixará de cooperar com a França nesta questão.

"Querem bloquear a via aos que desejam estender suas mãos para nos ajudar, salvar o Estado e o povo e, por ali, a República libanesa", afirmou Hariri em comunicado.

A declaração de Hariri é feita quatro dias antes da reunião de ministros árabes de Exteriores que será realizada no Cairo para debater o problema libanês.

O Líbano vive um vazio presidencial desde 24 de novembro diante da incapacidade do Parlamento de escolher um presidente devido às diferenças entre a maioria anti-síria e a oposição pró-síria, liderada pelo Hisbolá.

O ministro de Assuntos Exteriores sírio, Walid al-Moualem, anunciou hoje que o país deixará de cooperar com a França para resolver a crise libanesa, depois que o presidente francês, Nicolas Sarkozy, ameaçou romper relações com a Síria se Damasco não usasse sua influência para que o Líbano elegesse um novo chefe de Estado.

Moualem negou que seu país esteja obstruindo a eleição de um novo presidente no Líbano exercendo pressão sobre as facções pró-Síria.

"A Síria sabe muito bem que nenhum partido (libanês) aceitaria nenhuma pressão para aceitar uma solução determinada, porque os partidos libaneses sabem como conseguir a coexistência", disse o ministro.

Para Hariri, Moualem quis deixar claro que nenhum candidato poderá ser eleito "sem o consentimento do regime sírio".

Ele insistiu em que Damasco não deseja uma solução de consenso, mas uma solução que satisfaça as aspirações da oposição liderada pelo Hisbolá.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,45
    3,141
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,39
    64.684,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host