UOL Notícias Notícias
 

07/01/2008 - 14h47

Mais de 70 indígenas foram assassinados em 2007 no Brasil, diz entidade

Rio de Janeiro, 7 jan (EFE).- Dados divulgados hoje pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) dizem que pelo menos 76 indígenas foram assassinados no Brasil em 2007 em confrontos por posse de terra com latifundiários e pela situação de "confinamento" de alguns deles.

Ainda segundo a entidade, este número representa um aumento de 58% em relação a 2006, quando 48 indígenas morreram de forma violenta no país.

A grande maioria dos assassinatos aconteceu no estado do Mato Grosso do Sul, onde 48 indígenas morreram em 2007, no que o Cimi chamou de "genocídio".

Segundo comunicado divulgado no site da organização, a principal causa para o aumento da violência foi o "confinamento ao qual os indígenas do estado são submetidos".

Apenas na cidade de Dourados, onde há a maior concentração de indígenas por hectare, 14 membros da etnia guarani foram assassinados.

De acordo com o Cimi, os assassinatos de indígenas por latifundiários continuaram ocorrendo em 2007, principalmente por causa de conflitos por posse de terras.

O comunicado da entidade também diz que duas lideranças de um mesmo grupo guarani foram assassinadas ano passado em meio a disputas territoriais.

O Mato Grosso do Sul é o estado brasileiro com a maior população de indígenas da etnia guarani, contando com cerca de 60 mil pessoas espalhadas por 44 mil hectares de terreno reservado ao grupo.

O Cimi assegurou que publicará no próximo mês de abril o Relatório de Violência contra Povos Indígenas no Brasil, com dados sobre as violações dos direitos indígenas em 2006 e 2007.

Este documento trará informações sobre "ameaças, tentativas de assassinato, mortes por desassistência (suicídio, falta de atendimento médico), invasões de terras indígenas", entre outros.

O Cimi é uma organização ligada à Igreja Católica que luta pelos direitos dos povos indígenas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host