UOL Notícias Notícias
 

10/01/2008 - 11h54

Comissário para a paz e irmão de Clara Rojas viajam a Guaviare

Bogotá, 10 jan (EFE).- O alto comissário colombiano para a paz, Luis Carlos Restrepo, viajou hoje a San José del Guaviare junto a um dos irmãos de Clara Rojas, uma das duas reféns que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) devem entregar a delegados do Governo venezuelano.

Restrepo foi até a cidade para coordenar a parte que compete à Colômbia na operação humanitária de entrega de Rojas e da ex-congressista Consuelo González de Perdomo, afirmaram fontes do Executivo em Bogotá.

O comissário representará o Governo do presidente colombiano, Álvaro Uribe, na missão, que será a segunda tentativa para receber as duas reféns depois da fracassada no final de dezembro.

Os porta-vozes ratificaram que Restrepo não viajará ao local no qual as Farc entregarão Rojas e González.

O ministro venezuelano do Interior, Ramón Rodríguez Chacín; um funcionário e um assistente da Presidência em Caracas, e o embaixador de Cuba em Caracas, Germán Sánchez, formam o comitê de recepção das seqüestradas.

As reféns serão retiradas em dois helicópteros venezuelanos que chegaram a San José del Guaviare, capital departamental de Guaviare.

Assim que retirarem as reféns, as aeronaves retornarão à Venezuela, segundo o plano da operação elaborado pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez.

O Governo colombiano deu um prazo de doze horas para esta missão humanitária que expira às 18h locais (21h em Brasília).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host