UOL Notícias Notícias
 

11/01/2008 - 08h54

Tribunal autoriza livro para o qual ex-mulher de Sarkozy pedia proibição

Paris, 11 jan (EFE).- O Tribunal de Grande Instância de Paris decidiu hoje autorizar a publicação de um livro sobre a ex-esposa do presidente Nicolas Sarkozy que ela queria proibir por incluir comentários pessoais supostamente feitos por ela.

Cécilia Ciganer tinha recorrido à Justiça para evitar a publicação de uma obra escrita pela jornalista Anna Biton e que foi lançado ontem na França.

No livro, cujo título é "Cécilia", a jornalista atribui a Ciganer uma série de afirmações sobre Nicolas Sarkozy e sobre sua própria vida que já geraram polêmica na França, já que a imprensa adiantou alguns trechos.

Assim, segundo Biton, Cécilia teria declarado que o atual presidente, a quem esteve unida por quase duas décadas e com o qual tem um filho, é "um avaro", "um mulherengo" e "um homem que não ama ninguém, nem sequer seus filhos", entre outros qualificativos.

Além disso, diz que Sarkozy tem um lado ridículo e que não é digno para ser presidente da República e ataca alguns de seus colaboradores, aos quais qualifica de "bando de malfeitores" e "jovens inflados pelo poder que se consideram príncipes de Paris".

Segundo o escrito pela autora, Cécilia também fala sobre ela mesma e assinala que se divorciou de Nicolas Sarkozy em outubro passado porque continua apaixonada "pelo amor de sua vida", em alusão a um publicitário com o qual teve uma relação extramatrimonial, e que estava farta de ser "a mulher de".

Para evitar que estes comentários chegassem às livrarias os advogados de Cécilia tinham apresentado um pedido para a proibição do livro, assim como uma multa de 200.000 euros por cada livro publicado, pedidos rechaçados pelo Tribunal.

Após conhecer a sentença os advogados anunciaram sua intenção de apresentar um recurso perante uma instância judicial superior.

Esta biografia coincide, além disso, com o surgimento de outras duas obras sobre a ex-primeira-dama, embora sobre elas Cécilia não tenha expressado objeções públicas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host