UOL Notícias Notícias
 

17/01/2008 - 09h43

Ahmadinejad: Povos do O.Médio estão prestes "a explodir" contra Israel e EUA

Teerã, 17 jan (EFE).- O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, disse hoje que "os povos do Oriente Médio são como um vulcão que está prestes a entrar em erupção contra aqueles que cometem e apóiam os massacres contra o oprimido povo palestino".

A este respeito, Ahmadinejad denunciou a política dos Estados Unidos no Oriente Médio, "parcial" a favor de Israel, e condenou os ataques e as incursões israelenses na Faixa de Gaza, segundo a agência iraniana "Irna".

Também qualificou de "fracasso" a recente viagem do presidente George W. Bush ao Oriente Médio e ao Golfo Pérsico, no qual acusou ao Irã de apoiar o terrorismo e de ameaçar seus vizinhos árabes.

Ahmadinejad fez estas manifestações por ocasião das celebrações, no Irã, da Ashura, festividade na qual os muçulmanos xiitas lembram a morte, há 14 séculos, do imame Hussein, neto do profeta Maomé, em Karbala, no sul do Iraque.

O presidente advertiu que "os iranianos, seguidores do imame Hussein, não pouparão nenhum esforço até que derrotem todas as forças arrogantes".

Ele afirmou ter ligado para o deposto primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina (ANP) Ismail Haniyeh, líder do Hamas em Gaza, para condenar as "agressões brutais" israelenses neste território e prever a "derrota dos inimigos".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h20

    0,81
    3,171
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h28

    -0,15
    68.612,73
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host