UOL Notícias Notícias
 

22/01/2008 - 11h42

Miliband diz que comunidade internacional deve pedir moderação

Londres, 22 jan (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores britânico, David Miliband, analisou hoje a crise na Faixa de Gaza com o primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Salam Fayyad, e disse que a comunidade internacional deve pedir moderação a todas as partes.

"Estamos analisando a grave situação em Gaza, assim como a preocupação que temos pelo Estado de Israel, que sofre ataques com foguetes", disse Miliband à imprensa depois de se reunir com Fayyad no Foreign Office.

"A comunidade internacional tem o trabalho de solicitar moderação a todas as partes", insistiu o ministro sobre o bloqueio da Faixa de Gaza - controlada pelo movimento islâmico Hamas - imposto por Israel em represália pelos ataques palestinos.

O chefe da diplomacia britânica insistiu em que este será um ano muito importante para o processo de paz, que leve à formação de um Estado palestino que possa conviver com Israel.

Fayyad disse que a vida em Gaza é "completamente insuportável" e "não se deveria permitir que a situação continue".

"No que diz respeito a Gaza - acrescentou -, nossa influência é muito dificultada, porque não temos controle".

Sobre o processo de paz, Fayyad disse que este deve ser "crível" e que permita "a solução deste conflito de longa duração".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h49

    0,31
    3,137
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h57

    -0,35
    75.127,88
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host