UOL Notícias Notícias
 

26/01/2008 - 07h52

Governo iraquiano realizará nova conferência de reconciliação em março

Bagdá, 26 jan (EFE).- O Governo do Iraque anunciou hoje a realização de uma nova conferência de reconciliação em março, com a participação de todas as forças políticas do país.

O anunciou foi feito pelo ministro de Estado para o Diálogo Nacional e Reconciliação, Akram al-Hakim, em declarações publicadas hoje pelo jornal oficial iraquiano "Al Sabah".

"Em breve, será criado um comitê preparatório da segunda conferência de reconciliação das alianças políticas", disse o responsável iraquiano. Segundo ele, existem vários fatores que garantem o êxito do plano de reconciliação, anunciado pelo primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, em meados de 2006.

Nesse sentido, destacou que o amplo apoio regional e internacional (ao Iraque) e a rejeição ao terrorismo propiciaram uma boa base para prosseguir a iniciativa que busca a concórdia nacional.

Akram pediu que os países árabes e organizações regionais e internacionais participem da conferência, para ajudar o Iraque a recuperar a estabilidade e a segurança.

A primeira reunião de reconciliação nacional das diversas formações políticas ocorreu em novembro de 2006, mas teve pouca presença de dirigentes de dentro e fora do processo político iraquiano.

O anúncio da conferência coincide com os esforços da Liga Árabe para organizar outro encontro semelhante de partidos políticos iraquianos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host