UOL Notícias Notícias
 

01/02/2008 - 12h51

Autoridades paquistanesas detectam foco de gripe aviária no sul do país

Lahore (Paquistão), 1 fev (EFE).- O Governo da província de Sindh, no sul do Paquistão, afirmou hoje que as autoridades detectaram um foco de gripe aviária na cidade meridional de Karachi.

O diretor do departamento de avicultura de Sindh, Ali Akbar, citado pelo canal privado "Geo TV", disse que cerca de 5 mil frangos já foram sacrificados para evitar o contágio do vírus, que afetou uma fazenda de Karachi.

Akbar disse que seu departamento enviou amostras de aves de uma fazenda do bairro de Guddap ao Laboratório Nacional de Islamabad, que detectou a presença do vírus H5N1.

As autoridades estão submetendo os trabalhadores das cidades a exames, mas, até o momento, não foi encontrada nenhuma pessoa infectada.

A Índia, vizinha e rival do Paquistão, também detectou um surto de gripe aviária na região oriental de Bengala, onde 2 milhões de aves já foram sacrificadas até agora.

Na região vizinha de Assam, as autoridades anunciaram hoje o sacrifício de 80 mil frangos.

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) advertiu recentemente que a gripe aviária continua sendo "uma ameaça mundial", por conta dos focos registrados em países como Índia, Bangladesh, China, Egito, Alemanha, Indonésia, Irã, Israel, Mianmar, Polônia, Rússia, Ucrânia, Turquia e Vietnã.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host