UOL Notícias Notícias
 

04/02/2008 - 05h48

Emirados Árabes pedem que Blair se esforce para resolver conflito palestino

Abu Dhabi, 4 fev (EFE) - Os Emirados Árabes Unidos, um dos principais doadores árabes aos palestinos, pediram ao enviado especial do Quarteto de Madri para o Oriente Médio (Estados Unidos, União Européia (UE), ONU e Rússia), Tony Blair, para se esforçar para aproximar as posições de Israel e dos palestinos.

O país pediu também ao ex-primeiro-ministro britânico para "trabalhar pela igualdade" entre os povos do Oriente Médio.

Segundo a imprensa local, o pedido foi feito pelo primeiro-ministro dos Emirados Árabes, xeque Mohammed bin Rashed al-Maktoum, durante uma reunião que manteve domingo à noite com Blair em Dubai.

O xeque ressaltou que "a causa palestina é justa e merece que as grandes potências e a ONU se interessem mais por ela e trabalhem pela igualdade entre os povos da região", segundo a agência "WAM".

O enviado especial do Quarteto de Madri, que chegou no domingo ao país no início de uma viagem pela região, afirmou recentemente que acredita na possibilidade de conseguir ainda este ano um acordo de paz entre israelenses e palestinos.

Os Emirados Árabes Unidos fazem parte do chamado Quarteto árabe, formado também por Arábia Saudita, Egito e Jordânia, que ajuda para aproximar os pontos de vista entre os palestinos e Israel.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,84
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,35
    68.594,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host