UOL Notícias Notícias
 

07/02/2008 - 12h30

Rússia afirma que OSCE nunca teve intenção de observar eleições

Moscou, 7 fev (EFE) - O Ministério de Exteriores russo afirmou hoje que o Escritório para as Instituições Democráticas e os Direitos Humanos (ODIHR) da Organização para a Cooperação e Segurança na Europa (OSCE) nunca teve a intenção de supervisionar as eleições presidenciais na Rússia de próximo 2 de março.

O porta-voz da Chancelaria, Mikhail Kaminin, acusou o Escritório de "menosprezar as normas elementares de ética e respeito mútuo no diálogo" em relação à observação das eleições russas.

Segundo o porta-voz, a postura do ODIHR demonstra que "desde o começo (o organismo) não tinha a intenção de chegar a um acordo sobre os parâmetros de observação, mas alimentava o assunto para fundamentar sua recusa em fazê-lo".

A OSCE anunciou hoje que sua Assembléia Parlamentar e o ODIHR não supervisionarão as eleições presidenciais russas de 2 de março em protesto pelos obstáculos impostos ao trabalho dos observadores.

Para Kaminin, tudo isso caracteriza a forma de trabalhar do Escritório, que "apresenta suas próprias regras como a verdade suprema" em prejuízo de sua obrigação de observar o pleito no marco das bases aprovadas pelos organismos intergovernamentais da OSCE.

Segundo estas bases, um país convida observadores internacionais, entre eles do ODIHR, para supervisionar as eleições, indicou o porta-voz.

No entanto, denunciou, a OSCE não estabelece parâmetros relacionados a prazos, número e categoria dos observadores e também não concede qualquer tipo de autoridade ao ODIHR para determinar estes padrões.

Segundo o porta-voz, a Rússia intercede há um tempo pela necessidade de regular estas questões complexas, a fim de estabelecer critérios para a observação de eleições aprovadas em comum acordo e sobre uma base legal.

O estabelecimento de critérios em nível intergovernamental para a observação do pleito em todos os países da OSCE e do mesmo cumprimento para todos permitiria evitar discussões e acabar com as especulações em torno da questão, acrescentou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host