UOL Notícias Notícias
 

20/02/2008 - 08h34

EUA e Coréia do Norte conversaram em Pequim sobre desnuclearização

Pequim, 20 fev (EFE).- Os negociadores dos Estados Unidos e da Coréia do Norte para assuntos nucleares, Christopher Hill e Kim Kye-gwan, mantiveram em Pequim um encontro "substancial", enquanto o acordo de desnuclearização norte-coreana permanece estagnado, publicou hoje a imprensa oficial chinesa.

Hill disse antes de deixar Pequim que seu encontro com Kim consistiu em um "bom e substancial diálogo" que girou em torno de "o que deveria ser incluído na declaração completa do arsenal norte-coreano", segundo a agência oficial "Xinhua".

Fontes sul-coreanas indicam que a reunião poderia desobstruir os desencontros entre os dois países, que se concentram agora na declaração completa de todo o arsenal norte-coreano.

Washington não está satisfeito com a lista apresentada por Pyongyang em novembro, por não incluir o suposto programa de enriquecimento de urânio que iniciou a atual crise em 2003 e que chegou a seu ponto culminante em outubro de 2006 com o primeiro teste nuclear norte-coreano.

Esta declaração está incluída no acordo assinado em outubro em Pequim pelos seis países participantes do diálogo multilateral: as duas Coréias, EUA, China, Japão e Rússia.

A Coréia do Norte receberá ajuda energética em troca da declaração e desativação de seu arsenal.

O porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores, Christopher Hill, que deixou Pequim na terça-feira após visita de dois dias, se reuniu na capital chinesa com os assistentes do ministro local da pasta, He Yafei e Liu Jieyi.

A viagem asiática de Hill antecede à da secretária de Estado Condoleezza Rice, que viajará para China, Coréia do Sul e Japão entre 23 e 28 de fevereiro, para quando são esperados avanços na aplicação do acordo de desnuclearização. EFE mz/ev/fb |K:POL:POLITICA,CONFLITO| |N:C| |R:

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h49

    -0,60
    3,149
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h59

    2,31
    70.218,55
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host