UOL Notícias Notícias
 

21/02/2008 - 06h50

Sérvios preparam protesto em massa contra independência do Kosovo

Belgrado, 21 fev (EFE).- O Governo sérvio e diversos partidos políticos do país organizam hoje em Belgrado um protesto contra a independência do Kosovo, ao qual são esperados cidadãos de toda a Sérvia.

O protesto, cujo lema é "Kosovo é Sérvia", começará às 17h hora local (13h de Brasília), com uma concentração em frente ao emblemático edifício do Parlamento sérvio, em uma zona do centro da capital.

A manifestação e prosseguirá com uma marcha em direção à catedral do país, onde será feita uma oração pelo Kosovo.

O objetivo da manifestação, segundo os organizadores, é "canalizar o descontentamento, a fúria e a cólera, e mostrar de maneira pacífica ao mundo que a Sérvia não aceita a independência do Kosovo".

O primeiro-ministro sérvio, Vojislav Kostunica; o presidente, Boris Tadic, e os líderes do Partido Radical Sérvio (SRS), o maior de oposição no Parlamento, pediram aos cidadãos que mantenham a calma e protestem "com dignidade", sem atos de violência.

De acordo com as previsões, Kostunica deve ser o primeiro a falar aos cidadãos, seguido por Tomislav Nikolic, líder do SRS, e por várias personalidades da vida pública do país.

As escolas estão fechadas hoje na Sérvia e os trens transportam gratuitamente todos os cidadãos do país que desejem comparecer aos protestos em Belgrado.

A Sérvia se opõe à independência unilateral do Kosovo, que considera uma violação flagrante do direito internacional e "uma injustiça histórica".

Belgrado anunciou que lutará por todos os meios políticos, diplomáticos e econômicos para recuperar o Kosovo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host