UOL Notícias Notícias
 

22/02/2008 - 06h19

Presidente paquistanês reafirma compromisso com luta antiterrorista

Washington, 22 fev (EFE).- O presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, afirmou estar plenamente comprometido com a luta contra o terrorismo, e pediu o apoio dos Estados Unidos, em artigo publicado hoje no jornal "The Washington Post".

Musharraf, que enfrenta uma maioria parlamentar disposta a tentar destituí-lo após a derrota sofrida pelo partido que o apóia nas eleições da última segunda-feira, também assegurou estar "preparado para colaborar com o Parlamento recém eleito".

Sobre o terrorismo, Musharraf afirmou: "O Paquistão enfrenta e luta contra esta ameaça com plena dedicação. Como poderia ser diferente? A Al Qaeda e seus aliados declararam a guerra contra o mundo civilizado, e o Governo moderado e o povo do Paquistão são alvos prioritários".

Após reconhecer que alguns questionaram o seu compromisso com a luta contra o extremismo, Musharraf assinalou que mais de mil soldados do país perderam a vida lutando contra as forças da Al Qaeda e dos talibãs durante os últimos quatro anos.

O presidente acrescentou ainda que 112 mil soldados paquistaneses estão atualmente lutando nas zonas fronteiriças com o Afeganistão.

Musharraf pediu a continuidade do apoio econômico dos Estados Unidos, e ressaltou a importância das dimensões políticas e econômicas da luta antiterrorista.

"Como a História nos ensinou, quando o povo vê melhoras em sua vida cotidiana e na de seus filhos, dá as costas à violência para dirigir-se rumo à paz e à reconciliação", disse.

O presidente paquistanês concluiu seu artigo com um pedido às forças políticas parlamentares para que colaborem com ele.

"Como demonstrou a História, uma transição pacífica para a democracia requer a liderança do Governo e a disponibilidade da população a abraçar os valores democráticos", comentou.

"O povo do Paquistão demonstrou na segunda-feira essa disponibilidade. Agora chegou o momento de os líderes do Governo trabalharem juntos para fazerem a sua parte", afirmou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host