UOL Notícias Notícias
 

28/02/2008 - 01h54

Chávez participará de cúpula da Unasur na Colômbia

Caracas, 27 fev (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou hoje que participará da próxima Cúpula da União de Nações Sul-Americanas (Unasur), prevista para março, na Colômbia.

"Vamos continuar trabalhando. Agora há uma cúpula muito importante na Colômbia, em Cartagena, a cúpula da Unasur, e eu participarei, apesar das coisas que ocorreram", disse, em alusão aos problemas que teve com Uribe por ocasião das negociações para a libertação dos reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

"Talvez faça nessa cúpula uma proposta para conseguir uma troca humanitária de seqüestrados por guerrilheiros presos, e um acordo de paz definitivo. Espero que o presidente (Uribe) não se incomode", disse.

"Ninguém vai me parar, pois é preciso seguir elaborando propostas e fórmulas para pôr fim à guerra civil colombiana", continuou.

Após afirmar que há muitos países dispostos a formar um grupo para alcançar um acordo de paz, Chávez lamentou que essa proposta "enfrente o bloqueio do Governo de Uribe".

"Sabemos que há muitas pressões. Às vezes me dá pena, porque sinto que essas pressões são muito grandes, e os vejo amarrados", acrescentou, alertando que as Farc podem "se desmotivar" se não receberem um aceno governamental.

"Mas o Governo da Colômbia não dá uma resposta (...) seria preciso pedir-lhe algum gesto, alguma resposta, direta ou indireta, de forma que as Farc não se desmotivem", disse.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host