UOL Notícias Notícias
 

02/03/2008 - 22h02

EUA pedem calma a israelenses e palestinos antes de viagem de Rice

Washington, 2 mar (EFE).- O Governo dos Estados Unidos pediu chamou à calma entre israelenses e palestinos e pediu que ambas as partes retomem o diálogo de paz, dias antes que a secretária de Estado, Condoleezza Rice, visite a região.

"A violência tem que parar e as conversas têm que ser retomadas" entre as partes em luta, disse um porta-voz da Casa Branca, Gordon Johndroe, do rancho do presidente George W. Bush, em Crawford (Texas).

Johndroe se referiu à violência que sacode a região após a ofensiva militar israelense na Faixa de Gaza que causou a morte de mais de uma centena de palestinos, incluindo muitos civis.

As declarações da Casa Branca coincidiram com o protesto de centenas de jordanianos de saírem às ruas de Amã hoje para condenar a ofensiva em Gaza.

O Departamento de Estado disse hoje que Rice não tem planos de cancelar uma reunião prevista para esta semana entre Abbas e o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert.

A viagem de Rice à região e seus planos "permanecem intactos", explicou à imprensa Rob McInturff, porta-voz do Departamento de Estado.

"Estamos encorajando Israel para que tenha cautela para evitar a perda de vidas inocentes", acrescentou.

O Governo israelense mantém sua ameaça de intensificar sua campanha aérea e por terra se os militantes continuarem seus ataques contra seu território.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host