UOL Notícias Notícias
 

06/03/2008 - 02h01

Presidente argentina chega a Caracas em visita marcada por crise regional

Caracas, 5 mar (EFE).- A presidente argentina, Cristina Fernández, chegou hoje a Caracas em uma visita agendada antes da crise da Colômbia com o Equador e Venezuela, que deve centrar as reuniões com seu colega anfitrião, Hugo Chávez.

Cristina, cujo avião aterrissou por volta das 22h45 (1h15 de quinta-feira em Brasília) no aeroporto de Maiquetía, nas cercanias da capital, foi recebida pelo chanceler venezuelano, Nicolás Maduro.

Segundo fontes oficiais argentinas, a governante também poderia se encontrar na capital venezuelana com o presidente do Equador, Rafael Correa, que chegou a Caracas nesta tarde, em uma viagem por vários países, após a crise gerada pelo ataque colombiano contra as Farc em território equatoriano no sábado passado.

A Argentina foi um dos países que mais condenou essa incursão colombiana em solo do Equador e destacou que a ação gerou uma crise em toda a região.

"Acho que é importante a condenação unânime à violação da soberania territorial, que não tem qualquer justificativa", disse hoje Cristina pouco antes de deixar Buenos Aires.

A presidente argentina ainda se reunirá em Caracas com Yolanda Pulecio, mãe da ex-candidata presidencial colombiana Ingrid Betancourt, cuja libertação por parte das Farc junto com outros onze reféns estava para se concretizar antes do ataque colombiano, segundo as autoridades de Quito.

Com Chávez, Cristina também deve firmar acordos para impulsionar a troca de energia venezuelana por alimentos e manufaturas industriais argentinas vinculadas ao setor agropecuário.

A comitiva que acompanha a presidente argentina é integrada pelos ministros das Relações Exteriores, Jorge Taiana; Planejamento, Julio de Vido, e Defesa, Nilda Garré, entre outros funcionários.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host