UOL Notícias Notícias
 

08/03/2008 - 16h32

Morales enviará carta ao secretário da ONU em defesa da folha de coca

La Paz, 8 mar (EFE).- O presidente da Bolívia, Evo Morales, enviará hoje uma carta ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em defesa dos usos tradicionais da folha de coca, porque proibir isso "atenta" contra os povos andinos.

Em entrevista coletiva realizada hoje em La Paz, Morales expressou sua rejeição ao pedido da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife, órgão da ONU) para que o Peru e a Bolívia proíbam a prática de mascar folha de coca.

Abolir o que na Bolívia é conhecido como "acullicu" é, segundo Morales, "um atentado aos povos indígenas da região andina" e, na sua opinião, transgride a resolução da ONU de 1988 que reconheceu o consumo tradicional da planta, além da Declaração dos Direitos dos Povos Indígenas de 2007.

Após lamentar que a Jife tenha se transformado em um "instrumento político" da ONU, o presidente da Bolívia e principal dirigente cocaleiro de seu país pediu à comunidade internacional a descriminalização da folha de coca que, em seu estado natural, "não faz mal à saúde humana".

"Defender a folha de coca não é defender a cocaína. Somos inimigos da cocaína, somos inimigos do narcotráfico, mas que não confundam a folha de coca com cocaína", disse Morales.

O presidente da Bolívia acredita que a Jife "está errada", e pediu que este organismo, com os mesmos argumentos que usa para proibir o "acullicu", penalize ou castigue também práticas como o tabagismo e o alcoolismo.

O relatório da Jife contra do costume de mastigar coca suscitou a rejeição tanto do Governo como do setor produtor, que anunciaram medidas de pressão em defesa da planta que serve de base para a cocaína, mas que na Bolívia, em seu estado natural, tem usos medicinais, nutritivos e rituais.

Além da carta que Morales enviará ao secretário-geral da ONU, com cópia à Jife, uma missão boliviana viajará a Viena na próxima semana para reivindicar na Comissão de Entorpecentes das Nações Unidas o valor da folha de coca e seu uso para fins medicinais e nutritivos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host