UOL Notícias Notícias
 

09/03/2008 - 10h50

Advogados paquistaneses intensificam protestos contra Governo

Islamabad, 9 mar (EFE).- Advogados paquistaneses começaram hoje a semana da bandeira preta para intensificar o protesto contra o Governo do presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, no primeiro aniversário do afastamento do presidente do Tribunal Supremo, Iftikhar Chaudhry.

Há exatamente um ano, Musharraf suspendeu Chaudhry, alegando conduta inadequada, abuso de autoridade e outras ações não condizentes com o cargo que ocupava, gerando uma grave crise entre os poderes Executivo e Judiciário.

Chaudhry, que se tornou símbolo dos protestos contra Musharraf, foi restituído meses depois pelo Tribunal Supremo. Mas, com a declaração do estado de exceção, em 3 de novembro, foi colocado em prisão domiciliar junto com centenas de advogados e dezenas de magistrados.

Cinco ex-juízes do Tribunal Supremo e vários advogados continuam detidos.

Para devolver o cargo a Chaudhry, o novo Parlamento, que convocará em breve sua primeira sessão plenária, precisa ter maioria de dois terços.

O presidente da associação de advogados do Tribunal Supremo, Aitzaz Ashan, que também está preso, lembrou hoje que as decisões tomadas em 3 de novembro foram "inconstitucionais".

Em entrevista coletiva na associação de advogados da cidade de Lahore, Ashan também pediu que os defensores dos direitos humanos levantem a voz e se juntem ao protesto contra a detenção de juízes.

"As casas dos juízes expulsos se transformaram em cárceres privados", acrescentou Ashan.

Os advogados convocaram para hoje vários encontros, manifestações e seminários em todo o país.

Nos prédios dos colégios de advogados, é possível ver bandeiras pretas, e os próprios magistrados usam faixas da mesma cor. Alguns grupos também convocaram greves de fome.

A semana da bandeira preta continuará até o próximo domingo, e está previsto que os advogados realizem uma passeata de protesto entre Lahore e Islamabad, caso o novo Parlamento não restabeleça a judicatura.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host