UOL Notícias Notícias
 

12/03/2008 - 08h36

Tribunal de Moscou autoriza extradição de ex-coronel israelense para Colômbia

Moscou, 12 mar (EFE).- O Tribunal de Moscou autorizou a extradição para a Colômbia do ex-coronel israelense Yair Klein, condenado à revelia neste país por terrorismo, anunciou hoje a porta-voz deste tribunal, Anna Usachova.

"O Tribunal de Moscou considerou procedente a decisão da Procuradoria Geral da Rússia de extraditar Yair Klein para a Colômbia", disse Usachova para a agência "Interfax".

Os advogados de Klein haviam anunciado que em caso de necessidade apelariam ao Tribunal Supremo da Rússia para impedir a extradição de seu cliente.

O cidadão israelense tem pendente na Colômbia uma condenação de dez anos e oito meses de prisão, que lhe foi imposta em 2001 por "instrução, treinamento em táticas, técnicas e procedimentos militares terroristas", crimes que se agravaram por "terem sido cometidos com mercenários".

Klein treinou comandos paramilitares no início da década de 80, quando surgiram na região colombiana de Magdalena Medio os grupos camponeses conhecidos como "autodefesas", que tinham o objetivo de combater as guerrilhas esquerdistas.

Estes grupos armados se transformaram mais tarde nas Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC), acusadas de vários crimes de lesa-humanidade e que, após negociarem com o Governo entre 2003 e 2006, desmobilizaram mais de 31 mil de seus combatentes.

Segundo as investigações, Klein esteve a serviço dos extintos chefões do Cartel de Medellín, entre eles Gonzalo Rodríguez Gacha e Pablo Escobar.

O ex-coronel israelense foi preso em agosto do ano passado no aeroporto Domodédovo, em Moscou, quando pretendia viajar para Israel.

Sua prisão foi realizada por soldados do Departamento antiterrorista do Ministério do Interior da Rússia e por agentes da Interpol.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h49

    0,06
    3,225
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h53

    -0,20
    74.334,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host