UOL Notícias Notícias
 

17/03/2008 - 16h15

Haniyeh supera Abbas em projeções de votos

Jerusalém, 17 mar (EFE).- O líder do Hamas, Ismail Haniyeh, superou nas intenções de voto o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, em virtude das últimas operações do Exército de Israel na Faixa de Gaza.

Segundo uma sondagem do Centro Palestino de Política e Pesquisas, 47% dos palestinos votariam em Haniyeh caso as eleições fossem hoje, contra 46% que apoiariam Abbas.

Os números mostram uma expressiva queda na popularidade do moderado presidente palestino e líder do Fatah, que em dezembro tinha 19 pontos de vantagem sobre seu maior adversário polítio, então com 37% das preferências.

Segundo o instituto, 1.270 palestinos maiores de 18 anos e com residência na Cisjordânia, em Gaza e em Jerusalém Oriental participaram da sondagem, realizada depois da recente operação do Exército de Israel na Faixa de Gaza.

Nessa ofensiva morreram mais de 125 palestinos, a metade deles civis.

Segundo analistas do Centro Palestino de Política e Pesquisas, a abertura à força da fronteira entre Gaza e Egito, que acabou com sete meses de bloqueio imposto por Israel à faixa territorial, foi outro fator que contribuiu para o aumento da popularidade de Haniyeh.

"Estes eventos apresentam o Hamas como uma vítima dos ataques israelenses e como se tivesse tido sucesso ao romper o boicote de Israel", diz a análise distribuída pelo instituto.

O documento também destaca que Abbas perdeu prestígio com a falta de avanço nas negociações de paz com Israel desde a conferência de Annapolis.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h19

    0,27
    3,274
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h24

    -0,68
    63.647,53
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host