UOL Notícias Notícias
 

18/03/2008 - 20h00

Marrocos e Polisário concluem negociação com promessa de seguir com diálogo

Manhasset (EUA), 18 mar (EFE) - O Marrocos e a Frente Polisário concluíram hoje sua quarta rodada de negociações sobre o futuro do Saara com o acordo de continuar com o diálogo, mas sem conseguir avanços substanciais para a resolução do conflito.

"Ao concluir esta quarta rodada de negociações, as partes reiteram seu compromisso de continuar negociando em uma data que ainda será determinada de comum acordo", afirmou o enviado especial da ONU para o Saara, Peter van Walsum.

O diplomata holandês leu um comunicado conjunto das duas delegações que indica que as "discussões se centraram na implementação das resoluções do Conselho de Segurança" e que as "partes também discutiram temas como administração, justiça e recursos".

Da mesma forma que nas três reuniões anteriores, o palco das conversas, iniciadas no domingo passado, foi o complexo Greentree da localidade de Manhasset, nos arredores de Nova York, no qual também estiveram presentes Mauritânia e Argélia, na qualidade de países vizinhos.

O embaixador da República Árabe Saaráui Democrática (RASD) em Argel, Brahim Ghali, lamentou, na saída das reuniões, que "a parte marroquina não tenha ajudado a avançar em nenhum ponto da agenda" e que o único acordo que chegaram é a realização de uma quinta rodada.

O ministro de Assuntos Exteriores do Marrocos, Taib Fassi-Fihri, reconheceu também que o país está "decepcionado" pelo resultado, "porque a outra parte segue falando de propostas do passado e 20 anos de experiência nos demonstram que não podemos realizar um plebiscito com várias opções".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host