UOL Notícias Notícias
 

22/04/2008 - 08h16

Pequim lança campanha para "educar" os tibetanos, segundo jornal do Tibete

Pequim, 22 abr (EFE).- A China lançou uma campanha para "educar" a população tibetana e "unificar" o pensamento das massas e autoridades, informou o jornal "Tibet Daily".

Segundo o jornal, a campanha incluirá também programas de televisão e documentários, nos quais será mostrado o que Pequim considera uma mentira criada em torno do líder espiritual tibetano, o dalai lama.

Fontes independentes destacaram, em Pequim, que a campanha busca atingir o apoio da população de etnia tibetana ao dalai lama e acabar com qualquer sentimento separatista.

A iniciativa ocorre depois dos confrontos violentos do mês passado entre monges tibetanos e forças de segurança no Tibete, e das manifestações pró-tibetanas em diversos lugares do mundo.

Pequim acusa o dalai lama de estar por trás da violência gerada desde 14 de março, o que o líder tibetano - que vive no exílio na Índia - nega, mas acusou a repressão de "genocídio cultural" no Tibete.

Simpatizantes tibetanos e ativistas dos direitos humanos utilizaram desde então o percurso da tocha olímpica para protestar contra a realização dos Jogos Olímpicos de Pequim em agosto.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,22
    3,142
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,67
    70.477,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host