UOL Notícias Notícias
 

24/04/2008 - 06h45

Ministra síria diz que Israel pode deixar Golã em troca da paz

Cairo, 24 abr (EFE).- O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, está disposto a devolver à Síria as Colinas do Golã em troca da paz com Damasco, disse a ministra de Expatriados síria, Bouthaina Shaaban, informa hoje a imprensa árabe.

Shaaban assegurou que a oferta de Olmert chegou aos dirigentes sírios através do primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan.

Em sua mensagem, Olmert teria dito que "está pronto para a paz com a Síria, baseada em condições internacionais e a retirada total das Colinas do Golã", assinalou Shaaban em uma entrevista à "Al Jazira", publicada hoje pelos diários árabes internacionais.

Está previsto que Erdogan chegue a Damasco no próximo sábado para se reunir com os líderes sírios, e espera-se que discutam os detalhes da oferta de Olmert.

A confirmação dessa oferta representaria um giro radical na política de Israel sobre as Colinas do Golã, que foram ocupadas pelo Estado judeu na Guerra dos Seis Dias, em 1967.

Israel anexou oficialmente esse planalto, de onde é possível ver Damasco, em 1981 e desde então não deixou de construir assentamentos na região.

As negociações entre Israel e Síria sobre o futuro do Golã foram suspensas em janeiro de 2000 e desde então nunca foram retomadas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host