UOL Notícias Notícias
 

07/05/2008 - 13h44

Parlamento irlandês elege Brian Cowen como novo primeiro-ministro

Dublin, 7 mai (EFE).- O Parlamento irlandês elegeu hoje o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Brian Cowen, como novo chefe do Executivo de Dublin, no lugar do demissionário Bertie Ahern.

Com 88 votos a favor e 76 contra, Cowen se torna o 12º "Taoiseach" (primeiro-ministro) da República da Irlanda.

O líder do partido governante, Fianna Fáil (FF), contou com o apoio de vários deputados independentes, assim como dos membros do Partido Verde (GP) e dos Democratas Progressistas, membros minoritários no Executivo.

Como era de esperar, os líderes da oposição, Enda Kenny (Fine Gael, FG), e do Partido Trabalhista (LP), Eamon Gilmore, não obtiveram votos suficientes durante a sessão extraordinária da Câmara Baixa irlandesa (Dáil).

Ahern, primeiro-ministro desde 1997, deixou o cargo na terça-feira por causa do seu suposto envolvimento em um escândalo de corrupção durante a década de 1990.

Com 48 anos e formado em Direito, Cowen foi eleito pela primeira vez para o Dáil em 1984 pela circunscrição de Laois-Offaly.

Após a queda de Charles Haughey como Taoiseach em 1992, foi designado ministro do Trabalho por seu sucessor, Albert Reynolds, e um ano depois se tornou ministro da Energia.

Em 1994, assumiu a pasta de Transportes, Comunicações e Energia, até a queda do Governo de coalizão entre seu partido e o LP.

Quando o FF retornou ao poder em 1997, Ahern o nomeou ministro da Saúde.

Três anos depois, foi se tornou ministro de Assuntos Exteriores, pasta que comandou por quatro anos.

Em 2004, se tornou ministro das Finanças e acumulou o título de Tánaiste (vice-primeiro-ministro) quando seu partido foi eleito para o terceiro mandato, nas eleições do ano passado.

Conservador por natureza, a tendência é que não promova grandes mudanças no Gabinete.

Quanto à relação com o Reino Unido, espera-se que sejam fluentes, já que Cowen e o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, se encontraram durante anos nas cúpulas européias de ministros das Finanças.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h10

    0,44
    3,143
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h15

    -0,59
    75.553,89
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host