UOL Notícias Notícias
 

05/06/2008 - 09h44

Taipé volta atrás em tentativa de eliminar uso diplomático do nome "Taiwan"

Taipé, 5 jun (EFE).- O Ministério de Assuntos Exteriores taiuanês anunciou hoje a suspensão de uma direção que erradicava o uso de "Taiwan" e "República da China (Taiwan)" como nomes políticos formais da ilha, em resposta aos protestos de setores independentistas.

"Buscaremos um consenso nacional sobre o tema, diante da polêmica gerada pela diretiva", disse o ministro das Relações Exteriores taiuanês, Francisco H.L. Ou, em entrevista coletiva.

Na diretiva suspensa, o Ministério de Exteriores pediu a suas representações no exterior que utilizassem a fórmula "China continental" para referir-se à República Popular da China e "República da China (ROC)", em vez de "Taiwan", para se referir à ilha formalmente.

O Ministério de Exteriores, antes de suspender a direção, a defendeu dos ataques da oposição, que a qualificou de "destaiwanizadora".

Na entrevista coletiva, Ou disse que a diretiva não proibia totalmente o uso da palavra Taiwan para se referir à ilha, mas recomendava como mais apropriado "República da China".

"Nós somos a República da China, essa é a situação de fato. Se chamamos a outra parte de República Popular da China, como no Governo anterior, defenderíamos a existência de um país a cada lado do Estreito" de Taiwan, disse Ou.

O uso de "China continental" para se referir à China é aceitável para Pequim, disse a porta-voz da diplomacia taiuanesa, Phoebe Yeh, em entrevista coletiva.

Taipé não descarta o uso da palavra Taiwan, especialmente em idiomas estrangeiros, quando o uso de República da China possa causar confusões com a China, acrescentou Yeh.

A chegada ao poder do presidente Ma Ying-jeou acelerou os contatos entre China e Taiwan, paralisados durante oito anos de Governo independentista da ilha.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host