UOL Notícias Notícias
 

06/06/2008 - 05h06

Líderes do DUP e do Sinn Féin encontram Brown para aprofundar processo de paz

Londres, 6 jun (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, receberá hoje em Londres os líderes do Partido Democrático Unionista (DUP) e do Sinn Féin, que compartilham o Governo de união na Irlanda do Norte, para abordar assuntos pendentes e aprofundar o processo de paz na região.

O primeiro-ministro norte-irlandês, o unionista Peter Robinson, que chegou ontem ao cargo em substituição ao reverendo Ian Paisley, e o vice-ministro Martin McGuinness, do Sinn Féin (braço político do Exército Republicano Irlandês, IRA), querem expor suas posições sobre temas como a devolução das competências de Polícia e Justiça e a reforma da educação, entre outros pontos.

Espera-se que nesta reunião os líderes norte-irlandeses coloquem suas prioridades, enquanto os Executivos britânico e irlandês atuem como mediadores.

O acesso de Robinson ao cargo foi precedido de polêmica, já que o Sinn Féin tinha ameaçado vetar sua nomeação e retirar a candidatura de McGuiness por desacordos em assuntos-chave, mas a crise foi resolvida graças negociações de última hora.

Unionistas e republicanos interpretam de maneira diferente o acordo de Saint Andrews de 2006, que fixa o processo de devolução de poderes e permitiu a restauração da Assembléia de poder compartilhado em 2007, após cinco anos de suspensão.

Espera-se que a reunião de hoje dure várias horas, e sirva também para refletir sobre os avanços conseguidos na província.

Outros temas que podem ser tratados são a situação econômica da província, possíveis estratégias de investimento e a ameaça das organizações paramilitares.

Nos últimos meses, grupos dissidentes republicanos tentaram matar policiais, enquanto o grupo paramilitar protestante Força dos Voluntários do Ulster (UVF) está sob pressão para eliminar seus arsenais.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host