UOL Notícias Notícias
 

17/06/2008 - 14h00

Ministro afirma que relações entre Venezuela e Colômbia estão melhorando

Caracas, 17 jun (EFE).- O ministro de Exteriores da Venezuela, Nicolás Maduro, considera que as relações de seu país com a Colômbia registraram uma "lenta melhoria", e que "os níveis de comunicação" entre as duas partes estão evoluindo.

"É possível que se estabeleça, entre ambos os presidentes, uma agenda comum com base em uma visão respeitosa, que permita restabelecer uma relação mais fluente, frutífera", disse Maduro.

O chanceler confirma que os governantes de ambos os países "certamente" se reunirão na Venezuela, em uma data ainda a ser definida.

"As pessoas que manejam o poder nos Estados Unidos seguem estimulando um plano para dividir nossos países, com a intenção de encher a região de tensão e violência, mas os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Colômbia, Álvaro Uribe, trabalham contra isso", acrescentou.

Maduro ressaltou que Chávez "sempre fez um grande esforço para buscar relações de respeito, cooperação, proximidade e inclusive de amizade com a Colômbia", apesar das diferenças ideológicas e políticas com o Governo do país.

Sobre o recente pedido de Chávez às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) para que libertem os reféns em seu poder, Maduro assinalou que assim "houve uma ratificação da posição histórica" do governante.

"Ele demonstrou uma grande coerência em sua colocação política sobre diversos temas, particularmente sobre a paz no país vizinho", afirmou.

Maduro explicou que o pedido anterior de Chávez à comunidade internacional, para que reconhecesse as Farc como uma "força beligerante", tinha o mesmo objetivo de "buscar a paz na Colômbia".

Ele lamentou, no entanto, que o debate gerado por isso tenha sido "desfigurado e manipulado pelos meios de comunicação internacionais".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host