UOL Notícias Notícias
 

23/06/2008 - 05h38

Irã se mostra disposto a negociar sobre "pontos comuns"

Teerã, 23 jun (EFE).- O Governo iraniano se mostrou hoje disposto a negociar com o Ocidente sobre os "pontos comuns" das propostas de Teerã e do grupo dos 5+1 para solucionar a disputa gerada com o programa nuclear do país, segundo a agência "Irna".

O porta-voz oficial iraniano, Mohamad Ali Hosseini, afirmou que seu país ainda estuda o conjunto de incentivos dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, mais a Alemanha, que o chefe da diplomacia européia, Javier Solana, apresentou aos iranianos no último dia 14 em Teerã.

Com essa iniciativa, Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China, além da Alemanha, tentam conseguir que os iranianos suspendam seu programa de enriquecimento de urânio por suspeitar que ele possa ser usado para fins militares.

O Irã, por sua parte, tinha entregado a esses países sua própria proposta, duas semanas antes da visita de Solana a Teerã.

O país, que tem milhares de centrífugas para enriquecimento de urânio instaladas na usina de Natanz, assegura que seu programa é pacífico, e rejeita a idéia de enriquecer urânio fora de seu território.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host