UOL Notícias Notícias
 

06/07/2008 - 10h35

Festa de San Fermín começa com tradicional lançamento de fogos de artifício

Pamplona (Espanha), 6 jul (EFE).- Com o tradicional lançamento do "chupinazo", disparo de morteiro com fogos de artifício, que este ano foi realizado pela deputada Uxue Barkos, começou a Festa de San Fermín 2008, que dura nove dias e todos os anos reúne milhares de pessoas na cidade espanhola de Pamplona.

Como manda a tradição, estrangeiros e cidadãos locais se reuniram ao meio-dia na praça consistorial para participar do início dos festejos.

"Pamplonesas, pamploneses, viva San Fermín", disse Barkos ao lançar o foguete, momento seguido por ovação e músicas festivas.

A partir daquele momento, as pessoas reunidas no local colocaram no pescoço os tradicionais lenços vermelhos, em sinal de que a festa começou.

O principal cenário dos festejos serão as ruas, nas quais todos os dias, a partir das 8h local (3h de Brasília), acontecerão os "encierros", nos quais os participantes correm na frente de touros enraivecidos.

Junto com os encierros, o disparo de morteiro com fogos de artifício é um dos principais atos da Festa de San Fermín.

Com esse foguete começa um programa que, durante 204 horas, até a meia-noite de 14 de julho, inclui 484 atos, entre eles 204 musicais, 214 dirigidos ao público infantil e 8 institucionais, e a grande maioria deles com a rua como cenário.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host