UOL Notícias Notícias
 

19/07/2008 - 12h57

Brown atrela saída de tropas britânicas do Iraque à melhora de segurança

Bagdá, 19 jul (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, disse hoje em Bagdá que tem a intenção de ordenar a retirada das tropas britânicas no Iraque se melhorar a situação de segurança no Estado.

Em entrevista coletiva na embaixada britânica na capital iraquiana, Brown afirmou que pretende "reduzir o número de tropas no sul do Iraque".

"Esta retirada está relacionada com a melhora da situação de segurança no terreno e com o progresso das tropas iraquianas", acrescentou.

Além disso, Brown destacou sua recusa em estabelecer "um calendário artificial" para a retirada das forças britânicas.

O primeiro-ministro do Reino Unido chegou hoje ao Iraque, na que é sua terceira visita ao país desde que substituiu no cargo seu antecessor, Tony Blair, em junho do ano passado.

Depois de se reunir com o primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, e com outros responsáveis do país, Brown voou à cidade de Basra, 550 quilômetros ao sul de Bagdá, para inspecionar no terreno a situação dos soldados britânicos na zona.

O Reino Unido, principal aliado dos Estados Unidos na invasão do Iraque em março de 2003, possui 4.100 militares no país, confinados em uma base militar próxima ao aeroporto internacional de Basra.

As tropas britânicas cederam o controle da segurança ao Exército iraquiano nessa província em dezembro passado.

Algumas informações indicam que o comando militar britânico queria retirar 1.500 soldados do Iraque, mas o plano foi frustrado após a explosão de violência nessa província, em março.

A visita do primeiro-ministro do Reino Unido coincide com uma queda notável da violência no Iraque após uma série de campanhas militares contra a insurgência em várias províncias do país, entre elas Basra.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host