UOL Notícias Notícias
 

06/08/2008 - 21h12

EUA reiteram interesse em imigração "legal e segura"

Washington, 6 ago (EFE) - O Governo americano reiterou hoje o interesse em um sistema que permita a imigração "legal e segura" no país, ao se defender de críticas à série de operações em todos os Estados Unidos.

"Acho que a Administração (do presidente George W. Bush) se preocupa com a migração e a imigração legal e segura para os Estados Unidos. É algo que estamos tentando deixar o mais claro possível a nossos aliados", disse em entrevista coletiva Gonzalo Gallegos, um porta-voz do Departamento de Estado americano.

Os EUA também trabalham com os aliados na América Latina "para procurar mercados abertos, livres e justos para que os indivíduos possam trabalhar em seus países" e evitar assim a imigração ilegal, acrescentou.

Gallegos fez as declarações um dia depois que o Escritório do Comissário de Assuntos Trabalhistas de Iowa divulgou um relatório preliminar sobre uma extensa investigação da operação em uma empresa de carne em Postville em 12 de maio.

Segundo as autoridades, a investigação da empresa AgriProcessors revelou múltiplas violações ao código de trabalho, entre estas 57 casos de contratação de jovens entre 14 e 17 anos, infrações ao código de segurança, e abuso de trabalhadores.

Nessa ação, a maior ação policial do tipo em um lugar de trabalho na história dos EUA, os agentes do Escritório de Imigração e Alfândegas (ICE) detiveram 389 imigrantes ilegais, a maioria dos quais foram ou serão deportados.

As autoridades estatais não descartam uma multa de até US$ 1 milhão contra AgriProcessors, a maior processadora de carne kosher nos Estados Unidos, por violar as leis que proíbem a contratação de menores.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host