UOL Notícias Notícias
 

16/08/2008 - 17h09

Chávez promete ao Paraguai todo petróleo que precisar

San Pedro de Ycuamandiyú (Paraguai), 16 ago (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, prometeu hoje abastecer o Paraguai com todo o petróleo que precisar para que o país possa enfrentar os problemas de provisão dessa commodity.

Chávez fez esse anúncio durante um ato popular realizado na cidade de San Pedro de Ycuamandiyú, 318 quilômetros ao norte de Assunção, em que ratificou com o novo presidente do Paraguai, o ex-bispo Fernando Lugo, vários compromissos de cooperação.

"Assinamos o primeiro compromisso para fornecer ao Paraguai todo o petróleo necessário, até a última gota", afirmou o chefe de Estado da Vezenuela, país que fornece regularmente 70 mil metros cúbicos de gasóleo ao mercado paraguaio.

A demanda do mercado paraguaio é de 90 mil metros cúbicos, por essa razão o resto desse combustível provém da Argentina e do Brasil.

As cartas de compromisso referendadas por ambos governantes incluem, além disso, a ajuda venezuelana nas áreas de alimentação e comércio, além de cooperação em educação.

"Assinamos uma série de convênios e nós queremos cumpri-los a partir de hoje mesmo ao pé da letra, e que seja o primeiro apartamento de um edifício de uma relação bilateral mais estreita e produtiva", acrescentou Chávez.

Lugo também se mostrou motivado com o projeto de cooperação e disse esperar que a parceria com o povo da Venezuela "não fique só na intenção".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host