UOL Notícias Notícias
 

19/08/2008 - 05h35

OSCE prepara envio de 20 observadores militares à Geórgia

Bruxelas, 19 ago (EFE).- A Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) prepara o envio de 20 observadores militares à Geórgia, segundo indicou o chefe da diplomacia finlandesa e presidente rotativo da organização, Alexander Stubb.

A esse grupo de observadores se uniriam outros 80 "nos próximos dias", explicou Stubb, logo após entrar para uma reunião de ministros de Assuntos Exteriores da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em Bruxelas.

"A decisão ainda segue pendente de aprovação, e por isso farei alguns contatos nos próximos minutos. Acredito que haja boas notícias", assegurou o ministro finlandês.

O Conselho Permanente da OSCE não obteve ontem um acordo para ampliar o número de observadores na Geórgia, com o objetivo de verificar o cumprimento do cessar-fogo, mas as gestões diplomáticas continuaram durante a noite.

Segundo explicou Stubb, Moscou e Tbilisi já analisam o último compromisso colocado sobre a mesa visando a uma decisão imediata.

"Sou moderadamente otimista. Quem poderia ser contra a presença de observadores militares desarmados e que têm como objetivo comprovar que as condições do cessar-fogo estão sendo cumpridas", indagou o ministro finlandês a jornalistas.

Stubb reconheceu que os 20 observadores propostos seriam poucos, mas considerou "necessário abrir uma porta para que comecem a entrar" em território georgiano.

"Se alguém necessita controlar o cessar-fogo e a saída das tropas, a única organização indicada atualmente seria a OSCE", assegurou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host